terça-feira, 31 de março de 2009

Cobertura da TV Digital alcança 15 cidades

Ministério prevê que mais quatro capitais comecem a transmissão

Santos – O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, inaugurado no fim de 2007, alcançou no mês de março a marca de 15 cidades brasileiras com cobertura digital. Nesta segunda-feira, 30 de março, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou a autorização para que a cidade de Santos, no litoral paulista, comece as operações da TV Digital.

A partir desta segunda, os moradores da cidade já podem ver televisão em alta definição. O Sistema A Tribuna (TV Tribuna) começou a transmitir o sinal digital para as cidades de Santos e São Vicente. Serão muitas inovações para os telespectadores da baixada santista. Com a TV Digital, a imagem pode ficar até seis vezes melhor do que a imagem analógica. O som ganha uma qualidade comparável a do CD. Será possível também que o usuário consulte na tela a programação da emissora e informações adicionais dos programas exibidos.

Santos é a quarta cidade paulista a iniciar as transmissões digitais. O ministro Hélio Costa destacou a inauguração da TV Digital. “Santos dá um passo importante na modernização das telecomunicações na cidade e no estado”, disse o ministro.

Hélio Costa explicou, também, as possibilidades que o telespectador brasileiro tem com a nova tecnologia. “O conversor popular, que está sendo vendido em todas as praças da TV Digital no Brasil, além de conversor, permite o acesso à internet e é um gravador digital de alta definição. É, portanto, mais do que um aparelho para converter o sinal digital: é um pequeno computador”, explicou.

O cronograma de implantação da TV Digital no mês de março foi acelerado. Quatro cidades brasileiras começaram as transmissões neste mês: “Nós estamos, com esse ato, dois anos à frente no cronograma da implantação da TV Digital. Deveríamos estar falando de TV Digital em Santos em janeiro ou fevereiro de 2011. No entanto, já estamos autorizando as emissoras a realizar uma transmissão aberta, gratuita e absolutamente perfeita”.

O ministro contou que o Brasil negocia com países da América do Sul para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre nos países vizinhos. “Nós estamos em negociações muito avançadas com os argentinos, chilenos, peruanos, venezuelanos e equatorianos”, disse.

O Ministério das Comunicações trabalha com a previsão de que as capitais Brasília, Fortaleza, João Pessoa e Campo Grande comecem as transmissões nos próximos meses.

Fonte: Augusto Henriques – ASCOM/MC

Por: Silas Bonetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário