sexta-feira, 20 de março de 2009

Cobertura da TV Digital atinge 65% da população brasileira

Brasília, 20 de março – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou na tarde desta quarta-feira (18) os termos de consignação de canais digitais para três emissoras da cidade de São José do Rio Preto (SP). A solenidade foi transmitida ao vivo em alta-definição pela Rede Vida marcando o início das transmissões digitais na cidade paulista. Agora, a TV Digital alcança 65% da população brasileira.

Realizado na Associação Comercial de São José do Rio Preto, o evento consignou canais digitais para a Rede Vida, a TV TEM e a TV Record de Rio Preto. Hélio Costa disse que o cronograma de implantação da TV Digital no Brasil está adiantado em dois anos. “Nós deveríamos estar aqui inaugurando a TV Digital em março de 2010”, disse o ministro. A Rede Vida iniciou na mesma data as transmissões digitais para a cidade e as outras duas emissoras, desde a assinatura, já estão autorizadas a instalar os equipamentos digitais.

Para assistir à TV Digital, o telespectador não precisa comprar um aparelho novo, digitalizado. Um aparelho chamado conversor, conectado ao aparelho analógico, permite assistir ao sinal digital. Ao ser questionado, pela imprensa, sobre os valores de venda dos conversores, o ministro disse que um bom conversor custa entre 250 e 299 reais, com gravação de imagens em alta-definição e acesso à internet. “O preço não pode ser superior a isso, em hipótese alguma. Mais caro que isso, não comprem”, sugeriu o ministro.

Hélio Costa anunciou em seu discurso que, provavelmente, no mês de julho o Brasil já estará em condições de começar a interatividade na TV Digital. Para ele, são inovações como esta, no mundo digital brasileiro, que vão criar um novo modelo de negócios para a indústria brasileira. “Nós vamos ser capazes de fazer a TV de Plasma e a TV de LCD no Brasil e, não mais, apenas montar os aparelhos com componentes importados”, afirmou.

Na próxima segunda-feira (23), o ministro inaugura as transmissões digitais em Teresina, capital do Piauí. No dia 30, será a vez de Santos (SP) receber a TV Digital.

fonte: www.mc.gov.br

Por Silas Bonetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário