domingo, 10 de maio de 2009

Ilha Da Morte traz visão Ingenua da cuba pre-revolução

Em "A Ilha da Morte", que estreia em São Paulo e Rio de Janeiro na sexta-feira, há um filme dentro do filme. É um longa "dirigido" pelo personagem central, um aspirante a cineasta na Cuba dos anos 1950.O resultado, em preto-e-branco é um tanto ingênuo, abre os olhos dos demais personagens para a sua situação de opressão. Esse "filme" é o que há de melhor no longa do cearense Wolney Oliveira.

Rodolfo (Caleb Casas), sonha em ser diretor de cinema em Hollywood
FOTOS
TRAILER
FICHA COMPLETA
OPINE
ESTREIAS DE CINEMA
Oliveira, também coordenador do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, centra seu longa em um personagem ingênuo numa época conturbada de transformações.No entanto, o resultado final, "A Ilha da Morte", acaba contaminado por essa ingenuidade, romantizando muito o personagem e sua trajetória. Talvez o século 21 seja cínico demais, mas é difícil levar a sério a história desse jovem que só queria fazer cinema romântico numa época em que seu país passava por profundas transformações políticas.
ESTREIAS DE CINEMA
Um Ato de Liberdade
Star Trek
Import Export
Fumando Espero
O protagonista é Rodolfo (Caleb Casas), sonhador que manda cartas para Hollywood na esperança de conseguir um emprego com grandes produtores de cinema, mas só recebe respostas-padrão. Mais tarde, quando sua família é obrigada a abandonar Havana por causa das relações políticas de seu pai, ele se muda para uma pequena cidade, onde o protagonista encontra um grupinho local que faz filmes amadores - e ele desiste de abandonar Cuba e decide viver seu sonho ali mesmo.Rodolfo começa a dirigir, mas não tem a menor noção de como se faz isso - tanto que sua leitura de cabeceira é um manual de direção em cinema. Aos poucos, ele descobre outra paixão, Laura (Laura Ramos), moça bonita e namorada do mauricinho local que banca as pequenas produções cinematográficas do grupo. Quando ela decide abandoná-lo, ele suspende o patrocínio, além de perder o papel de galã dos filmes.
ASSISTA AO TRAILER
Assim, o longa, cujo roteiro também é assinado pelo diretor, acompanha a trajetória desse rapaz em busca de seu sonho, que acaba se cruzando com a agitação política de seu país às vésperas de uma revolução.No fundo, "A Ilha da Morte" é uma homenagem aos cineastas da escola cubana de Santo Antonio de Los Baños, onde Wolney se formou. Há, no entanto, um discurso no filme: o cinema assume contornos políticos, por mais que isso seja involuntário.Em 2002, Todd Haynes dirigiu um filme inspirado nos melodramas de Douglas Sirks, dos anos 1950. No entanto, o diretor norte-americano fez uma releitura daquele período, incluindo novos elementos ligando o passado ao presente. Sua narrativa situava-se naquela década, mas nem por isso se deixou contaminar por aquele espírito. É exatamente isso que faltou ao filme de Oliveira: dizer algo novo sobre uma história que todos conhecem há mais de cinquenta anos.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)
Por Marcelo de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário